quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Modelo de Laudo Ergonômico

ÍNDICE





I - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
               
1*    EMPRESA:

2*    C.N.P.J.:

3*    ENDEREÇO:

4*    BAIRRO:

5*    TELEFONE:

6*    CIDADE:



7*    CÓDIGO  ATIVIDADE (CNAE):

8*    ATIVIDADE PRINCIPAL


9*    GRAU DE RISCO:



10*  DATA VISTORIA TÉCNICA:



11*  HORÁRIO DE TRABALHO:



12*  CONTATO:










II - RELAÇÃO SETORES/FUNÇÕES



SETOR (ES)
FUNÇÕES
QUANT.
LOJA (GERAL)
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
01

BALCÃO DE ATENDIMENTO
AUXILIAR DE FARMÁCIA
04
BALCÃO DE ATENDIMENTO
ESTAGIÁRIO DE FARMACÊUTICO(A)
03
BALCÃO DE ATENDIMENTO
FARMACÊUTICO
03
CAIXA
OPERADOR(A) DE CAIXA
05
TOTAL  GERAL
17















III - INTRODUÇÃO
                Este Laudo Ergonômico foi elaborado de acordo com as diretrizes da NR17, Ergonomia.
                O Laudo Ergonômico  é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo de preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com as demais normas de Segurança e Medicina do Trabalho, em particular com o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional – PCMSO, e o  PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Seu objetivo é fornecer parâmetros legais e técnicos considerando as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
                Neles estão descritas informações sobre: características de cada setor do estabelecimento, máquinas e equipamentos instalados, funções exercidas e trabalhadores expostos, caracterização das atividades desenvolvidas, medidas de controle e proteção utilizadas, reconhecimento e avaliações dos riscos ambientais existentes, bem como, observações e recomendações pertinentes.
Para efeito deste laudo consideram-se:

1) Mobiliário dos postos de trabalho.
                Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição.
Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:
a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais;
Para trabalho que necessite também da utilização dos pés, além dos requisitos estabelecidos no subitem 17.3.2 os pedais e demais comandos para acionamento pelos pés devem ter posicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance, bem como ângulos adequados entre as diversas partes do corpo do trabalhador em função das características e peculiaridades do trabalho a ser executado.

Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:
a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
c) borda frontal arredondada;
d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
                Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.
                Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

2) Equipamentos dos postos de trabalho.
            Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve:

a) ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação, evitando movimentação frequente do pescoço e fadiga visual;

b) ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.

3) Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:
a) condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;
b) o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas;
c) a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;
d) suporte de fácil acesso do operador ao leitor óptico de leitura de código de barras. serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

               Quando os equipamentos de processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo forem utilizados eventualmente poderão ser dispensadas as exigências previstas no subitem 17.4.3 observada a natureza das tarefas executadas e levando-se em conta a análise ergonômica do trabalho.

4) Condições ambientais de trabalho.

As condições ambientais de trabalho devem estar adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, escritórios, balcão de atendimento que exijam atenção e  análise de receituários, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
a)    níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;
b)    b) índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados); c) velocidade do ar não-superior a 0,75m/s;
d) umidade relativa do ar não-inferior a 40 (quarenta) por cento.

                Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacio-nadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não-superior a 60 dB.
                Os parâmetros previstos no subitem 17.5.2 devem ser medidos nos postos de trabalho, sendo os níveis de ruído determinados próximos à zona auditiva e as demais variáveis na altura do tórax do trabalhador.
                Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

a) A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
b) A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
c) Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.
d) A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem letra C, deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.
e) Quando não puder ser definido o campo de trabalho previsto no subitem letra D, este será um plano horizontal a 0,75m (setenta e cinco centímetros) do piso.
5)    Organização do trabalho

                A organização do trabalho é o conjunto dos processos que permitem a realização de uma potencialidade onde a organização do trabalho é a definição das tarefas e de suas condições de execução por instâncias exteriores aos trabalhadores.
                A organização do trabalho é o resultado de um equilíbrio momentâneo, reconstruído de forma cotidiana, entre diferentes grupos sociais.
                A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo:
                                a) as características físicas e organizacional relacionados na NR - 09;
                                b) o modo operacional;
                                c) a exigência de tempo;
                                d) a determinação do conteúdo de tempo;
                                e) o ritmo de trabalho;
                                f) o conteúdo das tarefas.

                                g) os processos mentais, envolvendo raciocínio, carga mental
                A Ergonômia atua em três campos diferentes: Física, Organizacional e Cognitiva. A ergonomia física relaciona as características pessoais (altura, peso, aspectos anatômicos, fisiológicos, deficiências, habilidades, exigências físicas. Com as atividades do trabalho (postura, movimentos repetitivos, posto de trabalho e manuseio de materiais). A Ergonômia Organizacional relaciona – se com a organização do trabalho e os processos de trabalho e produção, abrangendo o projeto e a programação do trabalho, formação de equipes, gestão de qualidade e principalmente com a saúde e segurança do trabalhador. A Ergonômia cognitiva relaciona – se com os processos mentais, envolvendo raciocínio , tomada de decisões, carga mental, estresse e na interação máquina e homem.

                Nas atividades que exijam dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, deve ser observado o seguinte:
a) todo e qualquer sistema de avaliação de desempenho para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie deve levar em consideração as repercussões sobre a saúde dos trabalhadores;
b) devem ser incluídas pausas para descanso;
c) quando do retorno do trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigência de organização e retorno ao processo de trabalho deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produtividade vigente na época anterior ao afastamento.
                Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar o seguinte:
a) o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie;
b) o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8 (oito) mil por hora trabalhada, sendo considerado toque real, para efeito desta NR, cada movimento de pressão sobre o teclado;
c) o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de 5 (cinco) horas, sendo que, no período de tempo restante da jornada, o trabalhador poderá exercer outras atividades, observado o disposto no art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho, desde que não exijam movimentos repetitivos, nem esforço visual;
d) nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de 10 (dez) minutos para cada 50 (cinqüenta) minutos trabalhados, não deduzidos da jornada normal de trabalho;
e) quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigência de produção em relação ao número de toques deverá ser iniciado em níveis inferiores do máximo estabelecido na alínea "b" e ser ampliada progressivamente.
f) considera-se como trabalho altamente repetitivo: Quando o ciclo de trabalho é menor que 30 segundos; quando, o mesmo sendo maior que 30 segundos, mais que 50% do ciclo é ocupado com apenas um tipo de movimento.

            Se a empresa possuir Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, este Laudo poderá ser discutido em reunião e a cópia  anexada ao livro de ATAS.
IV – BASES LEGAIS
NR 17 – Ergonomia
(Portaria 3214 de 08 de JUNHO DE 1978)
Decreto 2782/98 e Lei 9872/98
(Previdência Social)
NR 17  17.1.2.
“Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora”.
Lei 9872/98 -  Art. 58 - § 4o - Dec 2782/98 – Art. 66 – § 5º
“A empresa deverá elaborar e manter atualizado Perfil Profissiográfico abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, quando da rescisão do contrato de trabalho, cópia autêntica deste documento”.
Outras referências adotadas:
FUNDACENTRO;
ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists).
NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health).
OSHA (Occupational Safety and Health Administration).
OMS (Organização Mundial da Saúde).
OIT (Organização Internacional do Trabalho).
V - REGISTRO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS

                As informações técnicas e administrativas, tais como: Laudos Ambientais, Mapas de Risco, relação de funcionários expostos a agentes nocivos ergonômicos com as respectivas funções e setores, bem como outros dados pertinentes deverão permanecer disponíveis para consulta pela CIPA, trabalhadores e demais interessados, como também, para eventual fiscalização pelas autoridades competentes, por período mínimo de 20 anos.
VI - DAS RESPONSABILIDADES
Do empregador:

I -   estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento da NR-17 - ERGONOMIA , como atividade permanente da empresa ou instituição;
Dos trabalhadores:
II -  colaborar a participar na sugestão de melhorias nos postos de trabalho;
III - informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam  implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

VII -  METODOLOGIA E EQUIPAMENTOS


1 - NÍVEIS DE ILUMINAMENTO
                As medições dos níveis de iluminamento são executadas no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual. Quando não puder ser definido o campo de trabalho, este será um plano horizontal a 0,75 m do piso, em pontos considerados representativos das condições de iluminamento do ambiente.  
                Os níveis de iluminamento foram avaliados nos locais de trabalho durante suas atividades normais e habituais.
                Usando como critério de interpretação a comparação dos valores obtidos nos locais de trabalho, com os níveis mínimos exigidos de iluminamento em lux, recomendados por tipo de atividade realizada, de acordo com o item 17.5.3.3. na NR-17 -”ERGONOMIA”, onde os níveis são estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.
                A Iluminação deixou de ser agente insalubre de acordo com a Portaria n.º 3751 de 23.11.1990.
                Na realização das avaliações dos níveis de Iluminamento foi utilizado o seguinte instrumental:
                               Modelo: MLM 1332
                               Marca:   INSTRUTHERM
                Tipo:      DIGITAL
                               2 - NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA

                Os níveis de ruído CONTÍNUO ou INTERMITENTE, são medidos em decibéis - dB, com o instrumento de medição devidamente calibrado, operando no circuito de compensação “A” e circuito de resposta LENTA (slow). As leituras foram efetuadas próximas ao ouvido do funcionário.

                Os níveis de ruído de IMPACTO, são medidos em decibéis - dB, com o instrumento de medição devidamente calibrado, operando no circuito de compensação “C” e circuito de resposta RÁPIDA (fast). As leituras foram efetuadas (na altura da zona auditiva) próximas ao ouvido do funcionário.
                Usando como critério de interpretação a comparação dos níveis de pressão sonora obtidos nos locais de trabalho, com os níveis máximos estabelecidos pela legislação brasileira (anexo 1 e 2 da NR-15 da Portaria 3214/78 do MTb.), em função do tempo de exposição.

            A Legislação Brasileira, do ponto de vista ergonômico,  considera como prejudiciais à saúde as atividades que implicam em exposições a níveis de ruído acima dos Limites da NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não-superior a 60 dB.

               


Na realização das avaliações de ruído foi  utilizado o seguinte Instrumental:

                               Marca:  INSTRUTHERM
                               Modelo: DOS – 450
                                Tipo:      DIGITAL
                              


VIII- LAUDO ERGONÔMICO
LAUDO ERGONÔMICO

EMPRESA: EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS S/A – F - 515

SETOR:  CAIXA

FUNÇÃO:  OPERADOR (A) DE CAIXA

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS NA FUNÇÃO:  05

POPULAÇÃO GHE:  OPERADOR (A) DE CAIXA

PRINCIPAIS TAREFAS DO POSTO DE TRABALHO
-         Executam atividades operacionais de atendimento no caixa, recebendo valores de vendas de produtos e serviços.

ANTROPOMETRIA
SEXO
ESTATURA
PESO
F/M
1,60 à 1,82 M
70 Kg (média) 57 – 80 Kg
ELEMENTO DE CONTROLE
PARÂMETRO ENCONTRADO
EVIDÊNCIA OBJETIVA
RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS
DIREITO
ESQUERDO
Revezamento nas posições
Posicionamento básico
sentado
idem
1.      
Prensão das mãos
normal
normal
normal
2.      
Levantamento de cargas
Não aplicável
3.      
Esforços musculares
-Não aplicável
4.
Dispêndio Energético
Não aplicável



5.
Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT)
Postura adequada
Revezamento
6.
Dissincronismo
Não há
Trabalho em turno diário 7:20 Hs
7.
Fadiga Nervosa
Não detectada
Nenhuma
8.
Iluminamento (LUX)
Encontrado 550 lux
Lux Permitido: NBR – 5413 150-300-500
                                                                                                              9.
Acuidade Visual específica
Normal
Visão para perto sob boas condições iluminamento


10.
Ruído dB(A)
Encontrado 30 dB(A)
Permitido 65 dB(A)

11.
Stress Calórico
Não evidenciado
Não evidenciado















1) OPERADOR (A) DE CAIXA
A) SENTADO:

                                 Posição correta:                                                                                             Foto referência filial 295 (registro fotográfico nº: 1)
Descrição: A description...Descrição: A description...Descrição: A description...Descrição: A description... 

 
 
 



EMPRESA: EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS S/A – F - 515

SETOR:  BALCÃO DE ATENDIMENTO

FUNÇÃO:  FARMACÊUTICO/AUXILIAR DE FARMÁCIA / ESTAGIÁRIO DE FARMACÊUTICO

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS NA FUNÇÃO:  10

POPULAÇÃO GHE:  FARMACÊUTICO / AUXILIAR DE FARMÁCIA / ESTAGIÁRIO DE FARMACÊUTICO

PRINCIPAIS TAREFAS DO POSTO DE TRABALHO


-         Execução dos serviços operacionais de atendimento a clientes, permanecendo em pé em média 75% da jornada de trabalho.


ANTROPOMETRIA
SEXO
ESTATURA
PESO




F / M
1,60 à 1,84 M
70 Kg (média)
58 – 79 Kg
ITEM
ELEMENTO DE CONTROLE
PARÂMETRO ENCONTRADO
EVIDÊNCIA OBJETIVA
RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS
DIREITO
ESQUERDO
Revezamento nas posições
Posicionamento básico
em pé
1.
Preensão das mãos
normal
normal
normal
2.


Levantamento de cargas
Não aplicável
3.
Esforços musculares
-Não aplicável
4.
Dispêndio Energético
Não aplicável
5.
Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT)
Postura adequada
em pé coluna reta
6.
Dissincronismo
Não há
Trabalho em turno diário 7:20 Hs
7.
Fadiga Nervosa
Não detectada
Nenhuma
8.


Iluminamento (LUX)
Encontado 650 lux
Lux Permitido: NBR – 5413 150-300-500
9.
Acuidade Visual específica
Normal
Visão para perto sob boas condições iluminamento
10.
Ruído (dBA)
Encontrado 30 dB(A)
Permitido 65 dB(A)
11.
Stress Calórico
Não evidenciado
Não evidenciado






2) ATENDIMENTO DE BALCÂO
A)    Em pé 

 
 
          Posição correta:                                                                                                                 Foto referência filial 295 (registro fotográfico nº: 2)











                                                                                                                                                                                          


EMPRESA: EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS S/A – F - 515

SETOR:  GERÊNCIA DE LOJA

FUNÇÃO:  GERENTE DE LOJA

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS NA FUNÇÃO:  01

POPULAÇÃO GHE:  GERENTE DE LOJA

PRINCIPAIS TAREFAS DO POSTO DE TRABALHO


Executam atividades de gerênciamento de loja, estruturam equipes de trabalho, administram recursos materiais e financeiros, atendem clientes permanecendo 75% da jornada de trabalho sentado.

ANTROPOMETRIA
SEXO
ESTATURA
PESO




M
1,60 à 1,84 M
70 Kg (média)
58 – 79 Kg
ITEM
ELEMENTO DE CONTROLE
PARÂMETRO ENCONTRADO
EVIDÊNCIA OBJETIVA
RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS
DIREITO
ESQUERDO
-          Revezamento nas posições
1.
Posicionamento básico
Sentado
2.
Preensão das mãos
normal
normal
normal


3.
Levantamento de cargas
Não aplicável
4.
Esforços musculares
-Não aplicável
5.
Dispêndio Energético
Não aplicável
6.
Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT)
Postura adequada
sentado com a coluna reta
7.
Dissincronismo
Não há
Trabalho em turno diário 7:20 Hs
                                                                                                                                                 8.
Fadiga Nervosa
Não detectada
Nenhuma

9.
iluminamento (LUX)
Encontado 500 lux
Lux Permitido: NBR – 5413 150-300-500
Acuidade Visual específica
Normal
Visão para perto sob boas condições iluminamento
10.
Ruído (dBA)
Encontrado 28 dB(A)
Permitido 65 dB(A)
11.
Stress Calórico
Não evidenciado
Não evidenciado







2) GERÊNCIA DE LOJA
A)    Sentado/ em Pé
 
                                   Postura correta:















EMPRESA: EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS S/A – F - 515

SETOR:  SERVIÇOS GERAIS

FUNÇÃO:  ASSISTENTE DE SERVIÇOS GERAIS

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS NA FUNÇÃO:  01

POPULAÇÃO GHE:  ASSISTENTE DE SERVIÇOS GERAIS

PRINCIPAIS TAREFAS DO POSTO DE TRABALHO

Executam atividades operacionais de limpeza e higienização dos locais de trabalho

ANTROPOMETRIA
SEXO
ESTATURA
PESO






F
1,60 à 1,84 M
70 Kg (média)
58 – 79 Kg
ITEM
ELEMENTO DE CONTROLE
PARÂMETRO ENCONTRADO
EVIDÊNCIA OBJETIVA
RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS
DIREITO
ESQUERDO
-          Revezamento nas posições
1.
Posicionamento básico
Em pé
2.
Preensão das mãos
normal
normal
normal


3.
Levantamento de cargas
Não aplicável
4.
Esforços musculares
-Não aplicável
5.
Dispêndio Energético
Não aplicável
6.
Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT)
Postura adequada
Em pé com a coluna semi flexionada
7.
Dissincronismo
Não há
Trabalho em turno diário 8:00 Hs
                                                                                                                                                 8.
Fadiga Nervosa
Não detectada
Nenhuma

9.
Iluminamento (LUX)
Encontado 600 lux
Lux Permitido: NBR – 5413 150-300-500
Acuidade Visual específica
Normal
Visão para perto sob boas condições iluminamento
10.
Ruído (dBA)
Encontrado 29 dB(A)
Permitido 65 dB(A)
11.
Stress Calórico
Não evidenciado
Não evidenciado


IX -  RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES

SETOR: CAIXA
1 – EXPOSIÇÃO A AGENTES ERGONÔMICOS POSTURAIS

Recomendação. 1.: Condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente está protegida contra reflexos a empresa deverá proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador ao monitor de tela do computador.
Recomendação. 2.:  O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.
Recomendação. 3.:   A tela, o teclado devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-produto, sejam aproximadamente iguais.
Recomendação. 4.:   O suporte do leitor óptico deverá estar de fácil acesso do operador e devem ser posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.
Recomendação. 5.: Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas,  e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização, operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento assimétricos.

b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;

c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais;

d) para as atividades que os trabalhos devem ser realizados sentados, de acordo com a análise ergonômica do trabalho se faz necessário apoio para os pés que proporcione apoio de toda a base do pé, ajustável a altura do colaborador.

1 - NÍVEIS DE ILUMINAMENTO
Todos os postos de trabalho avaliados atingiram os mínimos recomendados pela legislação vigente (NBR 5413 da ABNT).

2. EXPOSIÇÃO À NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA
Não há exposição acima do L.T. ,  para ruídos , de acordo com anexo 1 da NR-15 da Portaria 3214/78.

3 - EXPOSIÇÃO AO CALOR
Não detectado.

4 – POSTURAS INADEQUADAS
A)    OPERADOR (A) DE CAIXA::
1.     Situação atual
a.     Descrição (atual)
            - Funcionário permanece sentado, realizando conferência de documentos e valores de vendas, com angulo nos cotovelos de cerca de 75 graus, e do braço com o ombro de 35 graus, e da coluna com as coxas de 80 graus, por  períodos de tempo em média ( 50% da jornada média diária de trabalho de 7,20 Hs).
            Análise crítica
            - Nesta função o funcionário está sujeito à contração estática da musculatura bilateralmente de ombros, braços, antebraços e punhos, além da cervical e torax lombar, por períodos prolongados poderá ocasionar lesões gerais podendo a carga osteomuscular acarretar uma tensão (por exemplo tensão do bíceps), de uma fricção de um tendão  e por fim LER/DORT.
2.     Situação futura
a.     Projetar soluções fundamentadas
·        Base para apoio dos pés fixos no balcão, podendo ser ajustada a sua altura;
·        O Monitor deverá ficar apoiado no balcão  para que fique na linha dos olhos com distância media de 45 a 70 cm;
·        Cadeira com regulagem de altura, apoio dorsal regulável e  apoio de braço que possibilite o ângulo de 90 graus entre os braços e antebraços;
·        Intervalos para permitir a movimentação com mais frequência. Alternando a posição sentado em pé.

SETOR: BALCÃO DE ATENDIMENTO.

1 – EXPOSIÇÃO A AGENTES ERGONÔMICOS POSTURAIS
Recomendação. 1.: Condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente está protegida contra reflexos a empresa deverá proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador ao monitor de tela do computador.
Recomendação. 2.:  O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.
Recomendação. 3.:   Sempre que possível alternar entre a posição sentada e em pé.

1.1 - NÍVEIS DE ILUMINAMENTO
Todos os postos de trabalho avaliados atingiram os mínimos recomendados pela legislação vigente (NBR 5413 da ABNT).
2. EXPOSIÇÃO À NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA
         Não há exposição acima do L.T. ,  para ruídos , de acordo com anexo 1 da NR-15 da Portaria 3214/78.
         Deverá ainda,  fornecer  os mesmos para aqueles funcionários da Administração que transitam pela área de produção diariamente, porém de maneira intermitente.

3 - EXPOSIÇÃO AO CALOR
Não detectado.

4 – POSTURAS ADEQUADAS
B)    FARMACÊUTICO /  AUXILIAR DE FARMÁCIA / ESTAGIÁRIO DE FARMACÊUTICO.

3.     Situação atual
a.     Descrição (atual)
            - Funcionário permanece em pé em pleno exercício de sua atividade, realizando conferência de medicamento e  valores de produtos no computador do balcão de atendimento, com ângulo nos cotovelos de cerca de 90 graus, com postura alinhada da coluna por  períodos de tempo em média ( 75% da jornada média diária de trabalho de 7,20 Hs).
b.    Análise crítica
- Nesta função o funcionário fica na posição em pé por períodos prolongados poderá ocasionar lesões gerais podendo a carga osteomuscular acarretar uma tensão muscular, dores lombares e dores e inchaços nos tornozelos.
4.     Situação futura
a.     Projetar soluções fundamentadas
·        Sempre que possível alternar entre a posição em pé e sentada;
·        Cadeira com regulagem de altura, regulagem do apoio dorsal e apoio para os braçõs que possibilite o ângulo de 90 graus entre os braços e antebraços;
·        Organização do processo de trabalho que possibilite a modificação de posição.

SETOR: GERÊNCIA DE LOJA
1 – EXPOSIÇÃO A AGENTES ERGONÔMICOS POSTURAIS

Recomendação. 1.: Condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente está protegida contra reflexos a empresa deverá proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador ao monitor de tela do computador.
Recomendação. 2.:  O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.
Recomendação. 3.:   A tela, o teclado devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-produto, sejam aproximadamente iguais.
Recomendação. 5.: Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas,  e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização, operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento assimétricos.

b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;

c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais;

d) para as atividades que os trabalhos devem ser realizados sentados, de acordo com a análise ergonômica do trabalho se faz necessário apoio para os pés que proporcione apoio de toda a base do pé, ajustável a altura do colaborador.

1 - NÍVEIS DE ILUMINAMENTO
Todos os postos de trabalho avaliados atingiram os mínimos recomendados pela legislação vigente (NBR 5413 da ABNT).

2. EXPOSIÇÃO À NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA
Não há exposição acima do L.T. ,  para ruídos , de acordo com anexo 1 da NR-15 da Portaria 3214/78.

3 - EXPOSIÇÃO AO CALOR
Não detectado.
4 – POSTURAS INADEQUADAS
GERENTE DE LOJA
5.     Situação atual
a.     Descrição (atual)
            - Funcionário permanece sentado, realizando conferência de documentos e serviços administrativos gerênciais, com angulo nos cotovelos de cerca de 90 graus, e do braço com o ombro de 45 graus, e da coluna com as coxas de 80 graus, por  períodos de tempo em média ( 50% da jornada média diária de trabalho de 7:20 Hs). O Funcionário realiza atendimentos ao cliente em pé no balcão com postura da coluna reta assim alternando a sua posição de sentado e em pé.


b.    Análise crítica
            - Nesta função o funcionário está sujeito à contração estática da musculatura bilateralmente de ombros, braços, antebraços e punhos, além da cervical e torax lombar, por média de (50% da jornada de trabalho média de trabalho diário de 7:20 Hs) poderá ocasionar lesões gerais Ex: (lesão lombar) pela posição exigida para a execução do trabalho.
Situação futura
b.    Projetar soluções fundamentadas
·        Base para apoio dos pés ajustável a distância e altura;
·        O Monitor deverá ficar com a base apoiada na mesa  para que fique na linha dos olhos com distância media de 45 a 70 cm;
·        Teclado com apoio de punho para que não desenvolva lesões como LER/DORT;
·        Cadeira com regulagem de altura, apoio dorsal regulável e  apoio de braço que possibilite o ângulo de 90 graus entre os braços e antebraços;
·        Intervalos para permitir a movimentação com mais frequência. Alternando a posição sentado em pé.


SETOR: SERVIÇOS GERAIS
1 – EXPOSIÇÃO A AGENTES ERGONÔMICOS POSTURAIS

Recomendação. 1.: Alongamentos antes e depois da jornada de trabalho.
Recomendação.2.: O trabalho deve ser feito sem que a coluna fique se curvando para executá-lo. Ou seja, não trabalhar curvado

1 - NÍVEIS DE ILUMINAMENTO
Todos os postos de trabalho avaliados atingiram os mínimos recomendados pela legislação vigente (NBR 5413 da ABNT).

2. EXPOSIÇÃO À NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA
Não há exposição acima do L.T. ,  para ruídos , de acordo com anexo 1 da NR-15 da Portaria 3214/78.

3 - EXPOSIÇÃO AO CALOR
Não detectado.

4 – POSTURAS INADEQUADAS
SERVIÇOS GERAIS
6.     Situação atual
a.     Descrição (atual)
            - O funcionário fica em média (50% da jornada de trabalho de 08:00 Hs) em movimento realizando serviços de limpeza e organização da loja na posição em pé. Quando esta no desenpenho de sua atividade o mesmo fica com a coluna vertical na posição de um ângulo de 90 Graus.
b.    Análise crítica
- Nesta função o funcionário está sujeito à contração da cervical e torax lombar, por média de (50% da jornada de trabalho média de trabalho diário de 7:20 Hs) poderá ocasionar lesões gerais Ex: (lesão lombar) pela posição exigida para a execução do trabalho.
Situação futura
b.    Projetar soluções fundamentadas
·        Alogamentos antes e depois da jornada de trabalho;
·        O funcionário deverá realizar o trabalho na posisão ereta para que não desenvolva lesões futuras;
·        Ter intervalos para permitir a alternância de posição de em pé e sentado.















X -  POSSÍVEIS DANOS À SAÚDE

AGENTES FÍSICOS:
q RUÍDO:
       As máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, provocando a curto, médio e longo prazos sérios prejuízos à saúde.
       A ocorrência da perda auditiva depende dos seguintes fatores: do tempo da exposição, da intensidade (nível de pressão sonoro), da susceptibilidade individual (característica ligada à pessoa exposta) e tipo (contínuo, intermitente ou impacto). Em função disto, as alterações auditivas e o aparecimento da doença poderão manifestar-se imediatamente ou se começara a perder a audição gradualmente.
       O ruído causa efeitos sobre o ser humano, que vão desde um simples incômodo até alterações ou defeitos permanentes, passando por efeitos temporários, menos ou mais acentuado.
       O ruído excessivo, entretanto, pode produzir efeitos mais marcantes sobre as pessoas: efeitos sobre o sistema auditivos, efeitos sobre o sistema extra-auditivos, efeitos sobre o rendimento no trabalha e efeitos sobre a comunicação.
EFEITOS AUDITIVOS:
       A perda auditiva induzida pelo ruído pode ser  classificada em três tipos: o trauma acústico, a perda auditiva temporária e a perda permanente.
PERDA AUDITIVA PERMANENTE
       A exposição repetida, dia após dia, ao ruído excessivo, pode levar, ao cabo de alguns anos, a uma perda auditiva irreversível, Da instalação lenta e progressiva, passa despercebida por muito tempo. Geralmente, a pessoa só da conta da deficiência quando as lesões já estão avançadas.
PERDA AUDITIVA TEMPORÁRIA
       Conhecida também como mudança temporária do limiar de audição, ocorre após a exposição a ruído intenso, por um curto período de tempo.
O ruído capaz de provocar uma perda temporária será capaz de provocar uma  perda permanente, após longa exposição.

TRAUMA ACÚSTICO
       Recomenda-se denominar como trauma acústico apenas a perda auditiva de instalação súbita, provocada por ruído repentino e de grande intensidade, como uma explosão ou uma detonação. O trauma acústico, assim, conceituado, deve ser distinguido da perda auditiva induzida pelo ruído, de instalação lenta e insidiosa.
       Em alguns caso de trauma acústico, a audição pode ser recuperada total ou parcialmente com tratamento (antiinflamatório, expansores do plasma e atividades da microcirculação). Eventualmente pode acompanhar-se de ruptura da membrana timpânica e/ou desarticulação da cadeia ossicular, o que pode exigir tratamento cirúrgico.
EFEITOS EXTRA-AUDITIVOS
       Além dos efeitos auditivos. que atingem o organismo por via específica, o ruído produz também efeitos não auditivos. Alguns exemplos dos efeitos prejudiciais do ruído excessivo sobre a pessoa: reações generalizadas ao estresse, cansaço, irritabilidade, ansiedade, insônia, excitabilidade, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, problemas do aparelho digestivo, taquicardia, perigo de infarto, fadiga nervosa, queda de resistência de doenças infecciosas, disfunções no sistema reprodutor, etc..
EFEITOS SOBRE O RENDIMENTO NO TRABALHO
          O ruído pode comprometer o rendimento no trabalho. Tarefas que exigem atenção e concentração mental podem ter sua qualidade comprometida pelo ruído ambiental.
Quanto ao tipo de ruído, parece que os intermitentes e os de impacto repetidos provocam maiores decréscimos na produtividade, quando comparados aos contínuos, embora se saiba que estes são mais nocivos do que aqueles.
EFEITO SOBRE A COMUNICAÇÃO
          Um dos efeitos do ruído mais facilmente notado é a sua influência sobre a comunicação oral. O ruído pode intenso provoca o mascaramento da voz ou de outros sinais sonoros. Os sons nas freqüências de 500, 1000 e 2000 Hz são os que mais interferem na comunicação. Este tipo de interferência pode atrapalhar a execução ou o entendimento de ordens, a recepção de avisos de alerta, etc..
POSIÇÕES INADEQUADAS / MOVIMENTO REPETITIVO
A presença de posturas inadequadas pode levar a transtornos de coluna cervical / lombar.




















XI -  CONCLUSÃO


                                Não foram identificados  movimentos repetitivos permanentes que podem resultar em transtornos a saúde como DORT Doença Ósteo  Muscular Relacionada ao Trabalho.
                - Funcionário operador(a) de caixa permanece sentado, realizando conferência de documentos e valores de vendas, com ângulo nos cotovelos de cerca de 75 graus.e da coluna com as coxas de 80 graus, por  períodos de tempo em média ( 50% da jornada média diária de trabalho de 7,20 Hs). A empresa deverá adequar as medidas recomendas para proporcionar condições ergonômicas de conforto com ângulo nos cotovelos de cerca de 90 graus, do braço com o ombro de 180 graus e  com regulagem de altura da cadeira que possibilite o ângulo de 90 graus entre os braços e antebraços, adequar o apoio para os pés com altura ajustável.
                                A empresa deverá elaborar e  implementar os programas prevencionistas, visando proporcionar e adequar as condições ambientais de trabalho adequadas ás características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho executado em conformidade com a NR – 17 item 17.5.1.
                                Recomenda – se que apartir desta análise inicial deverá sempre que necessário solicitar levantamentos especializados, quando eles se mostrarem necessários afim de manter o controle do risco através de medidas de proteção coletiva que buscam suprimir o agente do risco, ou confinálo, ou ainda reduzilo a níveis toleráveis no ambiente de trabalho.
                                A organização temporal da aividade, por exemplo: a duração do ciclo de trabalho, a distribuição de pausas, ou estrutura de horários deverão ser prioridade para manter um ambiente confortável e sem fatores biomecânicos e fatores psicossociais relacionados a organização do trabalho. 















XI I -  CONSIDERAÇÕES FINAIS

                Este Laudo permanecerá válido enquanto forem mantidas as condições existentes na Empresa por ocasião da vistoria. Quaisquer alterações que venham a ocorrer nas atividades, planta física e equipamentos exigirão novas análises.
                O Laudo Ergonômico  foi digitado num total de quarenta páginas (40) páginas + Capa, devidamente rubricadas, datado e assinado na última folha. Anontação de responsabilidade técnica – ART. Obra ou serviço n.: 1020140126505. RNP nº.: 1001742451, em anexo.
                Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
























XI II -  DATA E ASSINATURAS



Goiânia - GO, 01 de Stembro de 2014








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